07/12/2021

Os estudos do quadro de funcionários do Banco do Estado do Rio Grande do Sul estão mantidos. Considerando que não há nenhum edital válido, são grandes as chances de uma nova seleção ocorrer. Ainda que não haja previsão, a estatal não descarta a possibilidade.

"Banrisul mantém continuamente estudos de avaliação de necessidades de preenchimento de quadro pessoal.", afirmou a assessoria do Banrisul, em resposta aos Aprovadores. 

Segundo o banco, os estudos de avaliação de necessidades de preenchimento de quadro pessoal são realizados continuamente. Desta forma, é possível que um novo edital esteja em vista.

Para que o preenchimento das vagas ocorra, é necessário ter um banco de candidatos aprovados. No entanto, a validade do último edital expirou no dia 21 de maio de 2020. Desta forma, apenas por meio do concurso as vacâncias poderão ser preenchidas.

Entenda a última seleção
O último edital do banco foi publicado em 2018, com oferta de 200 vagas para a carreira de escriturário, de nível médio. Além disso, um cadastro reserva foi formado.

Com o edital sem validade, o próximo concurso Banrisul pode contar com vagas para o cargo e também para a carreira de técnico em Tecnologia da Informação (TI). Neste último caso, a seleção foi realizada em 2017, com 120 oportunidades nas seguintes áreas:

Segurança da Tecnologia da Informação;
Suporte a Infraestrutura de TI;
Suporte a Plataforma Mainframe;
Desenvolvimento de Sistemas;
Administração de Bancos de Dados;
Teste de Software; e
Gestão de TI.

Os candidatos foram avaliados por meio de uma prova objetiva com 80 questões, sendo 45 de Conhecimentos Básicos e 35 Específicas. Cada pergunta teve o valor entre 0,5 e 1,5, conforme a seguinte distribuição:

Conhecimentos Básicos?
Língua Portuguesa (20 questões) - 1,5 peso
Matemática (15) - 1,5
Raciocínio Lógico/Matemático (5) - 1
Domínio Produtivo de Informática (5) - 1

Conhecimentos Específicos
Conhecimentos Bancários (20) - 1,5
Atendimento, Ética e Diversidade (8) - 0,5
Técnicas de Vendas (7) - 0,5
Para ser considerado habilitado era necessário obter, pelo menos, 60 pontos em uma escala de avaliação que ia de zero a 100 pontos, além de não zerar nenhuma disciplina.

POPULARES