08/12/2021

Os candidatos que irão realizar a prova para o Concurso Público - Professores, da Prefeitura de Porto Alegre, já podem consultar os locais de prova. A orientação já está disponível no site da Fundatec, banca organizadora do certame. A prova acontece no próximo domingo, 12.

Confira seu local de prova 

Além disso, já foram divulgados os números de inscritos para a seleção. De acordo com os dados divulgados pela empresa, para os cargos de Anos iniciais, o número de inscritos chegou à 1.836, e os candidatos que irão concorrer à vaga para Educaçao Infantil somam 1.281 inscritos.

Sobre a seleção
A banca responsável pela organização do concurso da Prefeitura de Porto Alegre é a Fundatec. O edital visa a contratação de cargos para Professor - Educação Infantil e Professor - Anos Iniciais para atuação na Secretaria Municipal da Educação.

As inscrições aconteceram entre 28 de setembro e 27 de outubro, pela internet, através do site www.fundatec.org.br. O valor da taxa de inscrição foi de R$ 89,20, e pode ser paga até 27 de outubro.

A aplicação das Provas Teórico-Objetivas e de Redação acontece em 12 de dezembro 2021.

Entre as exigências para o ingresso no serviço público municipal estão:

a) Ser aprovado no Concurso Público;

b) Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, neste caso, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos, nos termos do §1º do art. 12 da Constituição da República;

c) Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares;

d) Possuir o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;

e) Ter idade mínima de dezoito anos completos até a data de posse;

f) Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;

g) Apresentar todos os documentos exigidos para a posse, conforme capítulo 20 deste edital.

Atribuições dos cargos

Professor – Anos Iniciais e Professor – Educação Infantil:

a) Descrição Sintética: orientar a aprendizagem do aluno; participar no processo de planejamento das atividades das unidades de trabalho; organizar as operações inerentes ao processo de ensino-aprendizagem; contribuir para o aprimoramento da qualidade de ensino; e

b) Descrição Analítica: planejar e executar o trabalho docente; participar da elaboração do Plano Global da Escola, do Regimento Escolar e das Grades Curriculares; participar do planejamento de classes paralelas, de área ou disciplinas específicas e das atividades específicas ou extraclasse; coletar e interpretar dados e informações sobre a realidade da clientela; prestar aconselhamento à clientela em áreas específicas; realizar levantamentos diversos no sentido de subsidiar o trabalho docente; constatar necessidades e encaminhar a clientela aos setores específicos de atendimento; preparar, coordenar e avaliar o processo ensino-aprendizagem, participar de atividades cívicas e de promoções internas e externas; participar ou coordenar reuniões e conselhos de classe; manter-se atualizado sobre a legislação do ensino, atuar junto aos setores e serviços da escola com vistas ao aprimoramento do trabalho docente; manter atualizados os registros sobre o aproveitamento escolar das turmas sob sua responsabilidade; zelar pela disciplina e pelo material docente; encaminhar relatórios das unidades recreativas; contribuir para o aprimoramento da qualidade do tempo-livre da clientela; acompanhar o trabalho desenvolvido pelo estagiário; instrumentalizar o educando para que participe e se integre com os demais; exercer o cargo de diretor ou vice-diretor, quando eleito; executar tarefas afins.

POPULARES