08/02/2022

Favorecendo a realização de novos concursos públicos, o ano de 2022 iniciou com, ao menos, 14 Tribunais Regionais do Trabalho sem concursos TRT válidos. O principal indicativo de um novo edital está justamente no prazo de validade da última seleção.

Sem concurso válido, os Tribunais não podem convocar aprovados e, assim, renovar o seu quadro de pessoal. Somente neste início de 2022, pelo menos 14 órgãos da Justiça do Trabalho se encontram nessa situação.

Veja a lista dos concursos que estão sem validade e que podem proporcionar novas seleções dos TRTs ao longo dos próximos meses.

TRT 3ª região - Minas Gerais
TRT 4ª região - Rio Grande do Sul
TRT 5ª Região - Bahia
TRT 8ª Região - Pará e Amapá
TRT 9ª Região - Paraná
TRT 10ª Região - Distrito Federal e Tocantins
TRT 13ª Região - Paraíba
TRT 14ª Região - Rondônia e Acre
TRT 16ª Região - Maranhão
TRT 17ª Região - Espírito Santo
TRT 18ª Região - Goiás
TRT 19ª Região - Alagoas
TRT 22ª Região - Piauí
TRT 23ª Região - Mato Grosso

Por conta da pandemia, alguns Tribunais que fizeram concursos recentemente tiveram seus prazos de validade suspensos. É o caso, por exemplo, dos TRTs do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Ceará e outros.

LOA prevê 232 vagas em concursos TRT's
Sem concurso válido, o segundo indicativo para que uma seleção seja aberta é a reserva de orçamento para que ela ocorra.

Este ano, a Lei Orçamentária Anual (LOA) trouxe uma reserva de 232 vagas para novos concursos TRT's. Desse total, são 52 para criação e 180 para provimento.

O Poder Judiciário é o segundo com mais oportunidades, ficando atrás apenas do Poder Executivo, que é quem lidera os provimentos no Orçamento de 2022.

O texto sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, no entanto, não traz a distribuição dessas vagas por Tribunal, assim como não especifica quais serão os cargos contemplados em um possível aval. Mas alguns deles já se movimentam para realizar concursos.

POPULARES